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31 de agosto de 2009

Pesquisa = Rubro-negros é maioria.



A eterna polêmica sobre qual é o time de maior torcida em Pernambuco teve mais um resultado positivo para os rubro-negros. Pesquisa do Instituto Maurício de Nassau, realizada entre os últimos dias 11 e 14 de agosto, coloca o Sport no topo do ranking. Segundo o levantamento, 26,4% das 3.363 pessoas entrevistadas admitiram torcer pelo clube leonino. O Santa Cruz aparece na segunda colocação, com 15,7%. O Náutico, com 8%, detém a terceira posição.

Os dados sugerem crescimento da torcida por equipes de outros estados. Flamengo (6,8%), Corinthians (4,8%), Palmeiras (3,8%), São Paulo (3,7%) e Vasco (1,6%) aparecem como os "clubes de fora" com mais adeptos. Araripina e Central são os outros times pernambucanos citados na pesquisa - cada um abarca o montante de 0,6%. A margem de erro do levantamento é de 2,3 pontos percentuais.

A pesquisa demonstra que os recentes triunfos do Sport - participação na Libertadores e conquistas da Copa do Brasil e de sucessivos campeonatos estaduais - ajudaram a elevar o número de torcedores, pois a camada jovem abrange a maioria da torcida. O gráfico é mais favorável ao Santa Cruz quando são consideradas faixas etárias acima de 35 anos. Já a variação positiva para o Náutico surge quando a renda dos entrevistados se eleva.

Outro ponto destacado pela pesquisa é o total de 19% das pessoas terem declarado não torcer por qualquer time. Fatores como o fato de 52,5% dos entrevistados serem do sexo feminino e os fiascos dos clubes pernambucanos tendem a explicar o elevado número de desinteressados por futebol.



Amigos finalmente têm uma pesquisa esclarecendo o que está acontecendo no nosso Estado sobre os nossos clubes, suas performances, suas campanhas, sobre o futebol no interior, sobre termos um campeonato pernambucano mais justo e com mais jogos.


Precisamos ter pesquisas de opinião feita até pela própria Federação Pernambucana de Futebol, para descobrir o que falta descobrir que o futebol está mais para quem torce do que para quem manda, e o pior é que manda sem ter conhecimento. Não é porque você é dirigente de uma instituição que é dono da verdade e pode dizer o que vai ou deverá ser feito.


Precisamos ter profissionais dirigindo o futebol na capital e no interior, chega de "brincar" de futebol, estamos perdendo terreno justamente por estarmos querendo tratar o futebol profissional como apenas um meio para alcançarmos outras metas, e isto acontece na capital e no interior. Agora a pouco escutei que o presidente do Santa Cruz quer ser SENADOR e para isto estaria usando o clube seus torcedores, e no interior do estado, acontece a mesma coisa, querem se lançar a "prefeituras" e outros meandros, menos a ter um futebol competente e profissionalizado.


Temos as parabólicas tomando conta do interior e os canais de televisão sulistas já descobriram isto há mais ou menos 20 anos, e passam os jogos de seus estados em detrimento do que acontece em nosso estado. Temos que parar de querer ser dono da verdade, ser donos da última palavra, achar que por estarmos “sendo” dirigentes, sabemos o que é melhor para o torcedor e para o futuro do nosso futebol profissional.


Precisamos estudar mais, pesquisar mais, falar menos e fazer mais. Espero que esta pesquisa venha ajudar a abrir os olhos de quem comanda o futebol pernambucano para que não venhamos a falir como as pesquisas estão apontando, ainda há tempo para mudanças.




Defederico chega e veste a 10 do Timão.


O meia Defederico foi, enfim, apresentado como novo reforço da equipe corintiana na manhã desta segunda-feira no Parque São Jorge. O argentino chega para assumir a vaga deixada por Douglas, que foi negociado com o Al Wasl(EAU), no meio-de-campo do alvinegro.


- É uma honra vestir a mesma camisa que o Tevez, que tem prestigio pelo mundo inteiro. Tomara que eu consiga ser tão grande quanto ele- sonhou o argentino.


A negociação com o meia se arrastou por várias semanas e chegou a ganhar contornos de uma verdadeira novela. Seu ex-clube, o Huracán(ARG), dificultou ao máximo a saída do jogador, mas acabou cedendo aos apelos do jogador - e ao aumento da proposta corintiana pelos direitos do atleta.


- Houve alguns problemas com o Huracán, mas eu já sabia que viria. Desde o começo eu sabia que tudo daria certo - garantiu Defederico.


O Corinthians já pagou R$1,9 milhão dos R$3,7 milhões por 60% dos direitos econômicos do meia. O restante será pago em dez parcelas de R$ 184 mil nos próximos meses.


- “Sou um jogador que vai se entregar muito em cada partida. É um sonho vestir esta camisa. Um grande passo na minha carreira. Sou muito agradecido ao Corinthians por ter me trazido”.



Prestem atenção neste jogador, por tudo o que assisti dele (mesmo que em links e DVD) este atleta tem tudo para ser um grande jogador no futebol brasileiro. Espero que o Corinthians tenha feito um contrato de 5 anos, com uma multa contratual de 1º. Mundo, pois não vai demorar muito e os clubes do 1º. Virão buscá-lo, é só esperar para confirmar.


Trazer o Defederico sem amarrar conscientemente seu contrato é atirar no próprio pé e ficar apenas brincando de ser dirigente. Como já mostrou o presidente, no caso dos 3 atletas por ele negociados na atual temporada, aliás, diga-se de passagem, (ouvi somente) ele deverá se filiar ao PT!


Ou seja, mais um que usa o clube e seus torcedores para se lançar na política, é uma vergonha.

A mensagem que recebi do parceiro e Agente Credenciado na Argentina, algum tempo atrás e tentei coloca-lo aqui, mas sem sucesso, como aconteceu com o Pablo Armero, Henrique Bernardo e outros.

Segue abaixo os dados do jogador Argentino. Da só uma olhada como joga o garoto, esse dá negocio.

O Matias Defederico é um dos principais jogadores do futebol argentino. O jornal esportivo Olé, tem muitas matérias sobre o jogador:

http://www.ole.clarin.com/notas/2009/06/30/futbollocal/01949032.html
http://www.ole.clarin.com/notas/2009/05/24/futbollocal/01925413.html
http://www.ole.clarin.com/notas/2009/05/22/futbollocal/01923948.html


Ele tem apenas 19 anos, COMUNITÁRIO e realmente é muito bom. Foi convocado pelo Maradona, jogou um amistoso.

http://www.youtube.com/watch?v=On1BpyGS0s4

http://www.youtube.com/watch?v=kk0sjyhfm7c

http://www.youtube.com/watch?v=TuvYUdrlUNU


Timemania – A solução para as dívidas dos clubes Brasileiros.

O Governo Brasileiro criou uma loteria nacional de futebol, para ajudar os clubes a pagar as suas dívidas ao estado. A nova loteria chamada “Timemania” prevê o pagamento das dívidas dos clubes, de forma parcelada e ao longo de vários anos, podendo mesmo chegar aos 20 anos.

Para tal os clubes que queiram aderir a esta nova fonte de receitas, terão que manter em dia todas as suas obrigações tributárias e não falhar nenhuma das prestações mensais estipuladas para o pagamento.

Os clubes serão divididos em 3 grupos, constituídos por clubes da primeira à terceira divisão Brasileira. Os clubes do primeiro grupo irão dividir entre eles 65% das receitas da nova lotaria, enquanto os clubes do segundo e terceiro grupos terão direito a 25% e 8% respectivamente.

DÍVIDAS DOS CLUBES BRASILEIROS (Alguns).

Flamengo – 70,4 milhões de euros

Botafogo – 62,6 milhões de euros

Fluminense – 60,6 milhões de euros

Portuguesa SP – 56,7 milhões de euros

Atlético MG – 43,8 milhões de euros

Grêmio PA – 31,3 milhões de euros

Vasco Gama – 27,3 milhões de euros

Santos – 24,2 milhões de euros

São Paulo – 16,9 milhões de euros

Cruzeiro – 12,5 milhões de euros

Corinthians – 11,7 milhões de euros

Bahia – 11,7 milhões de euros

Palmeiras – 10,5 milhões de euros

Coritiba – 7,8 milhões de euros

Figueirense – 2,3 milhões de euros

Embora este novo método pareça ser uma boa solução para a liquidação das dívidas dos clubes, poderá ser desastrosa, caso exista falta de rigor e falhas nos pagamentos estipulados. Tomando como exemplo o Flamengo, o clube com maiores dívidas no futebol Brasileiro;

Ficou estipulado que no primeiro anos todos os clubes apenas teriam de pagar mensalmente, 19.500 €, ora a receita prevista para o Flamengo através do novo jogo será de 137.000 € mensais, o que significa que no primeiro ano o clube irá ganhar com este novo jogo, mas a partir de 2009 o clube terá que pagar por mês 293.500 € mantendo-se a mesma receita, e é aqui que o problema se poderá agravar se os clubes não conseguirem pagar as suas prestações mensais.

Será que algum pagará estas parcelas? Tenho minhas dúvidas, já que nossos administradores não têm em conta estas obrigações. E normalmente como só tem 2 anos de mandado, deixam para o próximo dirigente este encargo e assim vão rolando os problemas e acumulando dívidas e problemas para as instituições.

Flamengo e Corinthians renovam patrocínios.

O Flamengo chegou a acordo com a Petrobras, para a renovação do contrato de patrocínio nas camisas na temporada de 2009. Depois de meses de negociações, o novo contrato irá render ao clube 4,7 milhões de Euros (R$14,2 milhões).

O novo acordo é inferior ao anterior e está dependente do pagamento de dívidas ao fisco por parte do clube. A parceria entre Flamengo e Petrobras dura há 25 anos e embora o clube estivesse interessado em negociar valores na ordem dos 6,7 milhões de Euros (R$ 20 milhões), a empresa mostrou-se inamovível nas suas intenções. Ainda assim o clube irá receber mais de 370 mil Euros (R$1,1 milhões) mensais, durante a temporada de 2009.

O Corinthians renovou o contrato de fornecimento de equipamentos com a empresa de material desportivo Nike. O contrato tem a duração de 5 anos e terá inicio em 2010. O acordo prevê o pagamento de 5,5 milhões de Euros (R$ 16,5 milhões) ao clube, mais 18% por cada produto vendido da marca. Com este contrato o clube aumenta em 700 mil euros, o valor pago atualmente e ainda se beneficia da percentagem sobre as vendas, o que poderá fazer subir o patrocínio até aos 6,9 milhões de Euros (R$ 20 milhões).

O pagamento será efetuado em diferentes parcelas, sendo que; 2,7 milhões de Euros (R$ 8 milhões) serão relativos à publicidade da marca, 1,0 milhões de Euros (R$ 3 milhões) em Royalties, 1,5 milhões de Euros (R$ 4,5 milhões) em material desportivo e 336 mil Euros (R$ 1 milhão) dedicados a ações de marketing.

Cotação na época: 1 BRL = 0.336736 EUR 1 EUR = 2.96968 BRL

Temos clubes que enchem os cofres de dinheiro, mas não administram como deveriam e resultado, estão sempre endividados.

Prestem atenção que no caso do FLAMENGO, estamos mostrando números apenas referentes ao patrocínio da empresa estatal PETROBRÁS, fica ainda o contrato da fornecedora de material esportivo e no caso do CORINTHIANS, estão faltando todos os outros parceiros que estampa a camisa, calção e meião.

Portanto, estamos falando de valores que nenhum de nossos clubes consegue, nem ao menos a terça parte deles, porque será?

Receitas de bilheteria no Brasileirão 2009.



Com uma média de 38.777

espectadores por partida, o Atlético Mineiro detêm o melhor registro até à 21ª jornada entre os 20 clubes da Série A do Brasileirão. No total o clube de Belo Horizonte recebeu nos 10 jogos que efetuou em casa 387.768 espectadores, o que significa uma ocupação de cerca de 60% em relação à capacidade do seu estádio, valor semelhante às médias de ocupação dos maiores clubes europeus.



O recorde de espectadores num jogo vai para o Flamengo, ao conseguir encher o estádio com 68.217 adeptos. No entanto o Flamengo apenas conseguiu um total de 303.047 espectadores em 11 jogos em casa, o que significa uma média 27.550 espectadores.



Clubes com maiores receitas de bilheteira – Brasileirão 2009 (21 jornadas)


§


§ Corinthians – 2,3 milhões de Euros (R$ 6,4 milhões) – média 18.235 espectadores


§


§ Flamengo – 2,1 milhões de Euros (R$ 5,9 milhões) – média 27.550 espectadores


§


§ Palmeiras – 2,0 milhões de Euros (R$ 5,6 milhões) – média 16.445 espectadores


§


§ Atlético Mineiro – 2,0 milhões de Euros (R$ 5,4 milhões) – média 38.777 espectadores


§


§ Grêmio – 1,4 milhões de Euros (R$ 4,0 milhões) – média 19.373 espectadores


§


§ São Paulo – 1,2 milhões de Euros (R$ 3,4 milhões) – média 19.650 espectadores


§


§ Atlético Paranaense – 1,2 milhões de Euros (R$ 3,3 milhões) – média 15.298 espectadores


§


§ Cruzeiro – 1,1 milhões de Euros (R$ 3,0 milhões) – média 16.289 espectadores


§


§ Sport – 0,9 milhões de Euros (R$ 2,4 milhões) – média 18.500 espectadores



Em termos de receitas o Corinthians é o clube que mais fatura. Até esta data, na venda de bilhetes dos jogos em casa (11 jogos), o clube já gerou 2,3 milhões de Euros (R$ 6,4 milhões), o que não implica que ocupe apenas o 5º lugar em termos de média de espectadores. O Corinthians é o clube brasileiro com o preço dos bilhetes mais elevado, com os torcedores pagando uma média de 11,5€ (R$ 31.30), no entanto na época desta matéria a média situava-se nos 6,8€ (R$ 18.55).


No total os clubes brasileiros geraram até a 21ª jornada 21,2 milhões de Euros (R$ 57,2 milhões) em receitas de bilheteira, uma média de 102.700 mil Euros (R$ 276.331) por jogo.


Fonte: CBF


Com estes números, vemos que o nosso futebol profissional está muito bem, pois estamos na média dos clubes na Europa, e no caso especifico do Sport Clube do Recife, temos que olhar a capacidade do estádio e a ganância dos dirigentes que equiparam seu poder econômico (dos dirigentes) com o poder “$$$$” da torcida, o que não deveria ter sido feito, nunca.


Infelizmente o valor de nosso dinheiro é outro, mas podemos aumentar estes valores, com outras fontes de arrecadação, com promoções, com criatividade e o desenvolvimento de outras atividades paralelas no clube e até com este mesmo futebol, mas somente se tivermos pessoas capazes, refiro-me a profissionais nos departamentos, que seja, no departamento de Marketing, um verdadeiro “marketeiro” e não alguém da amizade do presidente ou ainda, alguém lá colocado por seu nome, por sua família, por ser político, por ter conchaves com a situação e assim por diante. E isto não é um privilégio do Sport somente, acabamos de ver no próprio Santa Cruz e no Náutico também, mesmo que estejam cheios de boas intenções, sinto lembrar que estas intenções não ganham jogos nem garantem vitórias.


Comumente é o que se faz em nossos clubes administrados amadoramente, e assim por diante, como no caso do futebol profissional, alguém que esteja ali todo o tempo, que seja um profissional da área, mas aqui se coloca alguém, por exemplo: um coronel da reserva; amigos; conselheiros ou outras pessoas que passam a “estar” profissionais do futebol, sem nunca realmente “serem”, e o pior é que; começam a andar de salto alto e falam com uma propriedade incrível, sobre aquilo que nem ao menos chegaram a jogar profissionalmente. E normalmente ficamos vendo uma rotatividade de atletas impressionante, tem jogador que jogou em todos os grandes clubes de Pernambuco, além é claro de Técnicos e outros, porque estes “profissionais” não têm como acompanhar o futebol em todas as suas dimensões e ficam trocando fichinhas entre si.


Enquanto estivermos fazendo isso, normalmente estaremos sempre lutando para sobreviver, para escapar da degola e é uma pena, mas é a pura verdade.

30 de agosto de 2009

Non si vende Kaká - NÃO SE VENDE KAKÁ, DESCOBRIRAM MUITO TARDE.



La curva milanista fa pace con Berlusconi, ma quella interista gira il coltello nella piaga intonando fino al 90' minuto i cori che l'anno scoroso i tifosi milanisti dedicavano a Ricardo Kakà: "Non si vende Kakà" a cui ha fatto seguito "Siam venuti fin qua per vedere segnare Kakà'.



A Inter enfia um chocolate no Milan......4X0 neste Domingo, 30 de agosto de 2009.


Descobriram muito tarde que não era para vender KAKÁ. E depois que o próprio LEO falou que o Luis Fabiano não era isso tudo! Como vai ficar, companheiro.

Entenda-se, "o jogador titular da seleção brasileira "não valia E$ 30MM de Euros.

Mais os jogadores europeus valem não é mesmo Leonardo? Não se cospe no prato que nos alimentou.

E agora que voce já começa a "balançar", pode ser que entenda e dê mais valor aos seus compatriotas.

Representante do Sport é eleita a musa do Brasileirão


O Sport conquistou mais um título nacional na tarde deste sábado. Longe do futebol ou de qualquer outra modalidade esportiva.


Novamente, porém, em cima do Corinthians, como na Copa do Brasil do ano passado.
Em concurso organizado pelo programa Caldeirão do Huck, da TV Globo, a pernambucana Wanessa Mattos, de 22 anos, foi eleita a musa do Brasileirão.
Na decisão, ela derrotou a representante corintiana, Siara Pcheco, com 55% dos votos – por telefone e internet.
Natural de Jaboatão dos Guararapes, a modelo garantiu ser fanática pelo Sport desde pequena.

A torcida rubro-negra espera que o título possa ser apenas a primeira alegria do fim de semana.



Neste domingo, o Leão encara o Atlético-MG, no Mineirão, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro.





Uma vitória é essencial para confirmar a reação da equipe, que derrotou o Vitória na última rodada após 10 jogos de jejum.



Para esta reportagem, não tenho comentários, PARABÉNS WANESSA.

29 de agosto de 2009

SELEÇÃO BRASILEIRA FEMININA E MARTA, CAMPEÃS.

A Seleção Brasileira de futebol feminino é a seleção dominante na América do Sul. Esse time, além de ser a melhor seleção do Hemisfério Sul tem a “Melhor Jogadora do Mundo”, nossa MARTA, a camisa 10 de nossa seleção.


Foi por 3 vezes eleita pela FIFA a “Melhor do Mundo”, nunca teve nenhum apoio, nem mesmo do prefeito de sua cidade, onde sua Mãe é funcionária e muito menos dos dirigentes, torcida e imprensa. E muito menos de grandes empresas brasileiras. Muitos falam que a Marta não tem nenhum título Mundial expressivo, me pergunto se for Vice Campeão Mundial é não ter título expressivo mundial? Se for, será apenas no Brasil, esta consideração.


O Brasil era uma das Seleções favoritas ao título da copa do Mundo de Futebol Feminino de 2007 e nessa competição chegou pela primeira vez à grande final e obteve o 2º. Lugar, sua melhor colocação nessa competição até hoje. E é uma grande colocação para quem nunca foi realmente profissional no Brasil, sempre estiveram correndo atrás de tudo, desde clubes, até salários e outras coisas, que nos Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, Espanha e tantos outros Países as jogadoras de lá tem de sobra.


Suas maiores conquistas até o momento não são as medalhas de Ouro conquistadas nos Jogos Pan-americanos de 2003 realizados em Santo Domingo, capital da Republica Dominicana, e nos Jogos Pan-americanos de 2007 realizados no Rio de Janeiro, a medalha de prata obtida nos Jogos Olímpicos de 2004 realizados em Atenas, capital da Grécia, e o vice-campeonato na Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2007.

Foi sim, driblar a falta de profissionalismo que impera no futebol feminino brasileiro, na falta de organização, na falta de planejamento, na falta de interesse e na falta de patrocínio.


Vejam a campanha:


Nos jogos Pan-americanos de 2007, conseguiram o bicampeonato da competição com uma campanha perfeita e exemplar: venceu todos os seus jogos; teve o melhor ataque do campeonato, com 33 gols; a defesa menos vazada, com nenhum sofrido e, de quebra, teve a artilheira e melhor jogadora do campeonato e do Mundo, Marta, com 12 gols.


Para mim e espero que para todos que gostam deste esporte, estas meninas são CAMPEÃS, Brasileiras e Mundiais, chegaram aonde chegaram mais por mérito próprio do que dos clubes e da CBF e em todas as competições que entraram mostraram determinação, garra, objetividade e muita luta e merecem serem consideradas, Campeãs, sem dúvida.


Vamos esperar que agora as coisas tomem outra direção e que a CBF planeje um calendário decente, competitivo e os clubes as olhem como uma grande oportunidade de somarem mais torcedores e logicamente outra fonte de renda, da mesma maneira que os homens. Já fui procurado por alguns clubes internacionais para intermediar algumas transferências internacionais, numa oportunidade destas fui até a cidade da própria Marta, onde conversamos sobre a possibilidade dela ir para o Sevilla FC., Espanha mas, a proposta não era digna de uma grande campeã e ela preferiu continuar onde estava e de onde saiu para ser a melhor do Mundo por três anos consecutivos.

PARABÉNS, MARTA, PRETINHA, CRISTIANE, DANIELA ALVES, FORMIGA, ALINE, KÁTIA CILENE, MAYCON, SIMONE JATOBÁ, ROSELI e a todas as outras que me falha a memória no momento.







28 de agosto de 2009

Tottenham faz parceria com o Internacional e insiste em Sandro


Clube inglês pretende contratar o volante colorado ainda nesta janela.

O Internacional firmou acordo de intercâmbio e parceria estratégica com o Tottenham, da Inglaterra. O acordo foi anunciado simultaneamente nos sites oficiais dos dois clubes na manhã desta sexta-feira (horário de Brasília).


Ao mesmo tempo, o jornal inglês Daily Mail noticiou que o Tottenham espera contratar Sandro ainda na atual janela. Mas o presidente colorado, Vitório Piffero, garantiu que o volante, convocado para a Seleção, não sairá agora.


O acordo entre os dois clubes informa o site do Inter, prevê intercâmbio em várias áreas de interesse, “como a formação e o treinamento de jogadores jovens, projetos de marketing, promoções, oportunidades comerciais, mídia e relações públicas”.


Para Vitorio Piffero, "a parceria é inovadora no futebol brasileiro”.


Já o presidente do Tottenham, Daniel Levy, afirmou que "a parceria será cada vez mais importante para que nós possamos descobrir e revelar novos talentos. Esta cooperação entre os clubes propiciará uma troca de metodologia de treinamentos, bem como visitas recíprocas, a fim de que sejamos capazes de revelar e encaixar jogadores do Brasil e América do Sul em nossos clubes ou mesmo em outras ligas européias. É um projeto empolgante para nós e estamos ansiosos para trabalharmos com o Inter".


Segundo o Daily Mail, o Tottenham pretende oferecer 18 milhões de euros (R$ 49 milhões) para levar Sandro agora, mas o Internacional estaria insistindo nos 30 milhões de euros (R$ 80 milhões).


Pois é senhores, finalmente uma boa noticia sobre um clube e seus dirigentes que estão começando a alinhar seu departamento de futebol profissional com o mercado internacional. Agora tem que ficar esperto, lá fora só tem águia, feras, e esta máxima que o brasileiro dá nó em pingo d’água, é puro folclore, precisam saber que lá na Europa foi de onde saiu tudo, até o futebol e faz tempo.


Somos fichinhas comparadas à malícia, astúcia e meios de fazer as coisas, vamos devagar com isto, mais é uma excelente parceria desde que, ressalvados os direitos de independência do Internacional (para não ficar preso em uma só parceria) e isto é muito importante, quem se baixa demais mostra as “calcinhas”. Precisa deixar aberturas para outros negócios de comercialização, etc.

E como aqui não damos o valor devido às divisões de base, descobrimento de valores, eles dão e vem aqui nos ensinar a fazer a coisa certa.

Mas vejam o preço pedido pelo clube, já é um avanço e grande. Muito embora que se este jogador mostrar o que mostrou quando jogou contra o Sport, na seleção brasileira, ele terá pelo menos uns 10 grandes clubes internacionais querendo pagar os E$ 30MM de Euros sem problema. Espero que os dirigentes do clube batam o pé e firmem esta negociação para a próxima janela de transferência internacional e também no preço.


Pois assim, vocês que ainda não acreditam em nosso conhecimento de mercado internacional, finalmente se conscientizem que é isto mesmo que escrevo aqui. Temos que saber negociar e antes de tudo avaliar os valores corretamente.

Agora quero saber qual a explicação que o dirigente do CRUZEIRO irá dar sobre o valor que negociou RAMIRES e ainda, espero também que nosso caro presidente CORINTHIANO, justifique os valores do Douglas, Christiam e André Santos, este último na Seleção.

Companheiros temos que ter competência, além de conhecimento e muito mais que isso, transparência para mostrar nossa incompetência ou nossa desonestidade em dilapidar o patrimônio da instituição e dos próprios investidores que acreditam na administração desses dirigentes.

As finanças do futebol – Os patrocínios no México




Os clubes da Liga Mexicana ao contrário dos clubes das restantes ligas dos países Sul Americanos, não dependem exclusivamente das transferências de jogadores para o estrangeiro, como forma de equilíbrio das suas finanças. No futebol mexicano as receitas provenientes dos patrocínios e da bilheteria têm uma importância igual, sendo que apenas a publicidade nos equipamentos dos clubes de futebol representa quase 30% das receitas anuais obtidas.



A maioria dos clubes mexicanos recebe entre 1,2 milhões de Euros e 1,7 milhões de Euros em publicidade nos seus equipamentos. No entanto, em média os clubes no México têm 7 anunciantes nos seus uniformes, sendo que o clube com menos patrocínio possui apenas 2 anunciantes, enquanto o clube com mais, consegue reunir receitas de 12 anunciantes. Desta forma as receitas provenientes dos principais patrocinadores nos uniformes dos clubes mexicanos variam entre os 500 e os 700 mil Euros, enquanto nas costas da camisa conseguem obter patrocínios entre os 250 e os 550 mil Euros.



Custo Médio dos Patrocínios nos Equipamentos dos clubes Mexicanos:



§ Patrocinador principal à frente– 500/700 mil Euros


§ Patrocinador principal nas costas – 250/550 mil Euros


§ Patrocinador secundário à frente – 70/105 mil Euros


§ Patrocinador nas mangas – 70/105 mil Euros


§ Patrocinador nos calções à frente – 140/280 mil Euros


§ Patrocinador nos calções atrás – 105/175 mil Euros


§ Patrocinador nas meias – 70/105 mil Euros


§


Isto significa que um clube que consiga preencher todos os 7 espaços do seu equipamento com publicidade, consegue reunir no mínimo cerca de 1,2 milhões de Euros em receitas de publicidade apenas em seu uniforme, valor este que muitos clubes europeus têm grandes dificuldades em alcançar.



Sendo um dos países com maior população da América do Sul, os clubes mexicanos se beneficiam também desse fato. Em termos de adeptos, os clubes mexicanos são os que têm mais seguidores no mundo, com o respectivo reflexo em termos de bilheteria, onde os clubes com mais torcedores conseguem assistências totais e durante os jogos da liga mexicana recebem mais de 1,3 milhões de pessoas, enquanto os clubes menores conseguem reunir mais de 600 mil torcedores.


Vejam o que os Mexicanos nos trazem, para aumentar nossas receitas. Quem sabe não se consegue tirar alguma lição destas receitas ou mesmo, destes valores.

OS CLUBES ESTÃO CONTRATANDO “ESTRANGEIROS” DEMAIS.



Gente estamos vendo uma verdadeira “enxurrada” de jogadores profissionais estrangeiros entrando nos clubes brasileiros. Não é discriminação o motivo que está me levando a comentar sobre isto, mas sim, uma preocupação com o que pode acontecer com os nossos próprios jogadores de base, aqueles que estão sem oportunidade daqui mesmo.


Joffre David Guerra (Cruzeiro), Edgar Balbuena (Palmeiras), Alejandro Saavedra (São Paulo), Adrian Gonzalez (São Paulo), Figueroa (Palmeiras), Federico (Corinthians), Pablo Armero (Palmeiras), Ezequiel Gonzalez (Fluminense), Maldonado (Flamengo), Internacional, Botafogo, Náutico, Santos, e muitos outros.


Mesmo sabendo que aqui no Nordeste infelizmente o que se faz nas divisões de base ainda é bastante acanhado em relação ao que se deveria fazer. Os clubes pernambucanos e porque não falar, os brasileiros não investe o que deveriam e poderiam nas divisões de base. Vejam que no elenco atual do Cruzeiro temos 3 jogadores pernambunos que não começaram aqui e temos outros exemplos da falta de se acreditar em nosso próprio quintal, temos uma máxima que é a pura realidade, "Santo de casa não faz milagres" isto é uma realidade.


Somos os maiores “exportadores” de jogadores profissionais do mundo e nossos dirigentes ainda não acordaram para esta realidade. Continua deficiente este cuidado com as divisões de base e além de tudo a visão dos dirigentes com uma variante que trás a instituição uma grande fonte de recurso e uma visibilidade maior quanto ao seu potencial formador e ao seu nome como clube de ponta, dentro e fora do nosso País.


Recém escutei uma entrevista de um dos nossos presidentes, que, indagado, falou sobre a evasão de alguns atletas em formação de seu clube. Teria 120 garotos e não poderia “assinar” a carteira de todos eles? E muito menos, pagar “ajuda de custo”, fornecer vale transporte, alojamento, refeições, médicos, etc., ora, a FIFA, para reconhecer um clube formador de atletas, determina que o mesmo deva ter em seus departamentos formadores, várias determinantes que venham a realmente desenvolver, apoiar, formar e colocar na vida, homens, não somente “profissionais de futebol” ou memo, atletas profissionais.


Bem, vamos voltar a este motivo central que nos levou a escrever isto. Esta quantidade enorme de jogadores sul americanos em nossos clubes tenho certeza, irão desviar a atenção de nossos dirigentes, aos nossos próprios jogadores como falei anteriormente, que é fraca e sem foco. E dentro de certo tempo teremos o resultado desastroso de não termos colocado nossos próprios jogadores “desconhecidos e em inicio de carreira” para jogar. O que falta no Brasil é justamente isto, oportunidade.


É preciso estar alerta sobre este detalhe, nunca foi tão grande esta invasão e com a falta de conhecimento de nossos dirigentes, que não sabem acompanhar ainda e o que se deve e pode fazer quando se contrata um jogador para defender sua instituição. De que vale contratar um atleta para jogar 6 meses ou até mesmo 1 ano sem se ter nada em “troca”, o jogador, que logicamente não estava sendo usado, porque teriam outro melhor, vem, porque aqui haveria a "falta", joga, aparece e se vai e o clube que o descobriu, colocou na “vitrine” fica chupando o dedo, somente.


Estamos acompanhando o movimento de vai e vem, e não temos conhecimento de que estão fazendo a coisa certa, trazer um atleta que vá apenas suprir uma determinada posição no time, neste momento é uma coisa sem planejamento e sem pensar no futuro problema que estará se criando. Tem-se que pensar na frente, mesmo que sendo uma projeção difícil, porque estamos, por exemplo, no caso dos nossos clubes (na degola) então, há uma corrida desenfreada para se arrumar aquela deficiência, que é para uns uma necessidade imediata e principalmente quando chega um novo Técnico, ele sempre vai querer “reforços” até para se firmar no novo emprego sem pensar no dia de amanhã mas tudo é uma questão de conhecimento, não adianta falar outra coisa, e a situação não mudará nunca sem esta bendita palavra, CONHECIMENTO.


O jogador vem agora, pode até ajudar, mas assim que começa a despontar como um bom jogador o clube que “emprestou” chama-o de volta e o clube que o colocou em evidência dança literalmente. Além de ter gasto com os salários, obrigações contratuais, e de ter desenvolvido o próprio jogador, seu nome, etc., fica sem nada.


INSPIRED BY ARGENTINA, URUGUAY LOOKS INTO GETTING FOOTBALL ON FREE-TO-AIR TV

The Asociación Uruguaya de Fútbol will set up a commission to see if some of Uruguay's national team matches can be shown on free-to-air television after the minister of tourism and sport Héctor Lescano said he will 'do whatever it takes so that our citizens can watch national team matches on free-to-air TV.' Neighboring Argentina has recently 'nationalized' TV rights for the top tier of its domestic league, which perhaps provided some of the impetus for the evaluation of possibility of the same type of action in Uruguay.

Lescano explained that any action taken would differ from that which took place in Argentina, where the football association unilaterally tore up its contract with TV rights company TSC. 'One difference here is that we have a government that respects contracts. Uruguay isn't Argentina,' Lescano said. Regardless of how Argentine football became available on free-to-air TV, Canal 7, the state broadcaster, broke all audience records for last weekend's coverage.

A Associação de Futebol Uruguaia vai formar uma comissão para ver se jogos da Seleção Nacional podem ser mostrados na televisão aberta (como já temos aqui no Brasil). Depois do Ministro do Turismo e Esportes Hector Lescano falar que fará o que for possível para que nossos cidadãos possam assistir a estes jogos em televisão aberta. A vizinha Argentina, recentemente nacionalizou estes direitos de televisão para que todos neste País possam assistir aos jogos da seleção nacional e isto pode ter dado um impulso maior na avaliação da possibilidade de se fazer o mesmo no Uruguai.

Lescano, explicou ainda que qualquer medida tomada seja diferente da que aconteceu na Argentina, onde a Associação de Futebol (AFA) unilateralmente rasgou seu contrato com a empresa TSC, que era dona destes “direitos”. “Uma diferença aqui é que temos um governo que respeita contratos”.

O Uruguai não é a Argentina, disse Lescano. Independentemente de como o futebol Argentino tornou-se disponível em rede de televisão aberta, especificamente no canal 7, que é uma emissora estatal e quebrou todos os recordes de audiência para a cobertura do fim de semana passado.

O movimento está tomando forma e esperamos que brevemente pudéssemos também assistir o campeonato brasileiro da 1ª e 2ª Divisões em todos os canais abertos de televisão. Com isto, poderemos assistir o nosso futebol regional, ao invés de termos que “engolir” o futebol de outros estados, como atualmente acontece.

Presidente LULA, olhe para nós também, ao invés de olhar somente o futebol do sudeste e mais precisamente do “seu” Corinthians, pois sua cidade é pernambucana (aliás a nossa cidade, é GARANHUNS) e seu estado é o de Pernambuco e não podemos pagar pelo que lhe fizeram em sua infância, quando a levaram para trabalhar como “escravo” em alguma fazenda paulista. Pense nisto presidente.