Páginas

7 de maio de 2013

Regras na Argentina e impostos de propriedade de terceiros nas transações com jogadores / Argentina rules and taxes in third party ownership with football players


A Argentina publicou regulamentos destinados a fazer os contratos profissionais de futebol mais transparente, banindo a posse de terceiros e exigindo clubes para realizar transferências através de contas bancárias especialmente estabelecidas, em que o dinheiro não será liberado até que todas as informações relativas a essa transferência for registrada. Rodrigo ORTEGA SANCHEZ, um advogado de Advogados do Estudio Beccar Varela, explica as novas regras e como se aplicam aos clubes com base no exterior.
Em janeiro, a Argentina publicou novas regras que, ao exigir um clube de direitos de registro próprio para um jogador, efetivamente proibindo a posse de terceiros. De forma semelhante ao sistema de correspondência de Transferência da FIFA, os regulamentos exigem que os clubes de futebol profissionais envolvidos na compra e venda de um jogador passem a inserir informações detalhadas em um registro central (ver explicação da FIFA de seu sistema em
www.fifa.com/aboutfifa/organização/footballgovernance/transfermatchingsystem.html
No entanto, a fim de garantir que os clubes cumpram, o sistema os obriga a abrir contas bancárias especiais, em que o dinheiro relativo a transferências de jogadores serão pagos. Se a informação não corresponde, a transferência não será aprovada e o dinheiro relativo à transferência será devolvido.
A Administração Federal de Receita Pública (AFIP) publicou a Resolução Geral N ° 3432/2013 (GR 3432), que foi publicado no Diário Oficial da União em 4 de janeiro de 2013. A AFIP tem como objetivo tornar as operações argentinas de futebol mais transparente. Por meio de GR 3432, A  AFIP estabelecido:
• Um regime de retenção na fonte de imposto de renda sobre transferências de jogador de futebol profissional e / ou cessão de seus direitos econômicos;
• Um registro de investidores de futebol profissional, e
• Um registro de jogador profissional de agentes / representantes futebol.
• O regime de retenção na fonte criado por GR 3432 aplica-se aos rendimentos obtidos por pessoas singulares, propriedades indivisíveis e outros de instituições esportivas (inclusive fora do contrato de jogadores profissionais de futebol) residentes argentinos, a partir de:
• Operações de transferência e / ou total ou parcial, definitiva ou temporária, cessão de direitos econômicos de jogadores de futebol profissionais que fazem parte das equipes que pertencem à primeira e segunda divisão do campeonato argentino e que participam em torneios organizados pela Associação Argentina de Futebol (AFA); e
• Negociação dos direitos econômicos e federativos realizados em nome de jogadores profissionais de futebol de equipes que pertencem à primeira e segunda divisão do campeonato argentino que permanecem fora do contrato.
Para fins fiscais, GR 3432 afirma que os direitos econômicos e federativos dos jogadores de futebol "deve pertencer exclusivamente a um clube desportivo. Os direitos econômicos e federativos de jogadores de futebol, que estão fora do contrato permanecerá temporariamente detidas pela última entidade desportiva detentora desses direitos.
Assim, deve-se notar que "federativo - ou 'propriedade de jogadores de futebol" – estes direitos pertencem exclusivamente a um clube. Apenas os clubes filiados da AFA estão autorizados a registrar os jogadores de futebol em competições oficiais. Portanto, quando um clube inscreve um jogador específico em seu time, o clube detém os direitos federativos do jogador.
Talvez, obviamente, os direitos federativos têm conteúdo econômico, que, sob a linguagem das regras são conhecidos como "direitos económicos decorrentes de direitos federativos" (Direitos Econômicos). Em termos mais simples, isso significa que o lucro que o clube vai obter em caso de transferência de um determinado jogador para outro clube.
Apesar de os direitos econômicos e federativos de um jogador fora-de-contrato permanecem temporariamente detida pela última entidade esportiva que lhes pertence, eles não serão capazes de capitalizar sobre essa propriedade temporária, nos termos das regras, que afirmam que, se um jogador está fora do contrato, os direitos federativos não existirá se outro clube deseja comprar esse jogador. Por exemplo, os direitos econômicos levantados a partir da transferência temporária ou definitiva de um jogador, sem clube não existe.
Além disso, a GR 3432 afirma que os pagamentos levantados a partir de transferências de jogador de futebol profissional e / ou cessão de seus direitos econômicos devem ser realizados através dos clubes, que irão atuar como agentes de retenção. Após a retenção na fonte é praticado, os clubes devem comprar qualquer interesse federativo ou econômico, remanescente no jogador - ou seja, eles devem pagar os valores correspondentes às pessoas singulares, propriedades indivisíveis e outros de instituições desportivas que têm investimentos relacionados com os direitos econômicos de indivíduos o jogador de futebol que foi objeto da cessão.
Da mesma forma, todas as operações devem ser realizadas através do sistema bancário, por meio de contas bancárias especiais que cada clube deve ter. O regime de informação que os clubes devem usar para gravar os jogadores de futebol profissionais que fazem parte da equipe no final de cada semestre é mantido pelo GR 3432, no entanto, um registo de agentes / representantes e os investidores ou empresários de futebol foi adicionado.
A fim de determinar o montante a reter, o agente de retenção tem de aplicar as seguintes taxas de imposto sobre 90% do valor total da transação:
• Dezessete e meio por cento (17,5%): aplicado a pagamentos de entidades desportivas para os investidores incorporados no "Registro de jogador profissional de futebol e investidores relacionados”, isto é, empresas ou indivíduos que realizaram investimentos relacionados aos direitos econômicos do jogador, que é o objeto da transação.
• Trinta e cinco por cento (35%): aplicado a pagamentos a investidores que não foram incorporadas no “Registro de jogador profissional de futebol e investidores relacionados”, ou que, tendo sido incorporado, não informou os investimentos em relação aos direitos econômicos do jogador que é o objeto de desta transação.
Por meio do GR 3432, o "Registro de jogador profissional de futebol e investidores relacionados” foram criados e de, “registro de profissionais agentes de jogadores de futebol”. As seguintes pessoas devem registrar-se no registro de jogador de futebol profissional e investidores relacionados ':
• Pessoas naturais, imóveis indivisíveis e residentes argentinos, com exceção das instituições desportivas, que têm investimentos relacionados com os direitos econômicos de jogadores de futebol profissional que fazem parte das equipes e que pertencem à primeira e segunda divisão dos torneios organizados pela AFA, bem como investimentos em jogadores de futebol que são contratados por clubes estrangeiros ou que estejam fora do contrato;
• Jogadores que possuem seus próprios direitos econômicos e estão fora de contrato.
Em relação a este assunto, é importante ressaltar que a resolução só se aplica a jogadores profissionais, ignorando os investimentos que as pessoas naturais, imóveis indivisíveis e outros residentes argentinos possam manter em relação aos amadores ou jogadores que participam em torneios a partir da terceira divisão (Primera " B "Metropolitana) e as ligas amadoras. É importante levar isso em consideração, devido ao fato de que hoje em dia os investimentos referentes no futebol amador estão constantemente a aumentar, pois os clubes profissionais estão interessados ​​em contratar jogadores em uma idade mais jovem.
Além disso, todos os moradores argentinos que realizam atividades de gestão em relação às seguintes pessoas devem se registrar no "Registro de agentes profissionais do jogador de futebol":
• Jogadores de futebol profissionais que participam da Primeira e Segunda Divisão de torneios organizados pela AFA;
• Os jogadores de futebol que são contratados por clubes estrangeiros, e / ou
• Os jogadores que estão fora do contrato.
O GR 3432 não especifica se é destinada a aplicar aos agentes licenciados pela FIFA ou a qualquer pessoa que executa atividades relacionadas à representação de um jogador de futebol. Em minha opinião, apenas agentes com uma licença FIFA poderia ser uma parte desta Secretaria. Isto deve ser refletido na regulação porque, como é do conhecimento comum, os agentes licenciados apenas realizam 30% das transferências internacionais de jogadores de futebol ver www.e-comlaw.com/world-sports-law-report/article_template.asp?Contents = Sim & from = wslr & ID = 1507 para mais informações).
No entanto, pode ser que a regulamentação levou em consideração e nos planos da FIFA para exigir clubes para gravar qualquer parte atuando em uma transferência de jogador internacional e, portanto, vai exigir a qualquer pessoa envolvida na transferência de parte da Secretaria.
Por meio desse registro, o agente do jogador deve informar todas as informações sobre seus clientes, bem como fornecer toda a documentação que suporta dessa representação. Portanto, AFIP terá um banco de dados dinâmico que contém detalhes sobre os jogadores 'administrado', as datas e os valores de seus respectivos contratos.
Além disso, os GR 3432 presume - com efeitos fiscais - um valor referencial da remuneração obtida pelos agentes. Por exemplo, presume-se que sua remuneração não pode ser inferior a 10% do lucro obtido a partir do valor da transferência e do que eles recebem dos clubes (renda, bônus, etc.)
Quanto ao “Registro de jogadores profissionais e de agentes de futebol", é importante ressaltar que o registro vai de encontro aos requisitos estabelecidos pelo Estatuto dos Agentes de Futebol, devido ao fato de que ele não exige que os agentes antes de obter uma licença da AFA é que o Estatuto não permite a "dupla representação" - ou seja, ele só permite que os agentes cobre a sua taxa de representação, para um conceito e não, como é mencionado na resolução (preço de transferência de jogadores, para que eles possam obter dos clubes, aquele valor) .
Neste âmbito, os agentes não podem deter os direitos econômicos de seus clientes, conforme previsto pelo artigo 29 do Regulamento de Agentes de Jogadores da FIFA (disponível em
www.fifa.com/mm/document/affederation/administration/51/55/18/players% 5f
Atualmente, o regulamento obriga os clubes a informar o AFIP (através AFA) sobre quem são os agentes e quem são os gestores dos jogadores de sua equipe e, por meio da nova resolução, a informação apresentada pelos agentes é adicionado. No caso de o agente não apresentar as informações a AFIP, AFIP pode cancelar o seu número de identificação fiscal ou aplicar outras penalidades.
Finalmente, eu gostaria de salientar que o GR3432 entrou em vigor em 4 de janeiro de 2013. A obrigação de registrar os dados solicitados para o registro do jogador profissional de futebol e investidores relacionados, e de "registro de profissionais agentes de jogadores de futebol" - sobre os investimentos e representações referentes a contratos já em vigor no momento em que a resolução foi publicada no Diário Oficial - pode ser cumprida até 28 de fevereiro de 2013.
Quanto à documentação de apoio, que devem ser apresentadas em termos de ambos os registros. O GR 3432 prevê que o site AFIP correspondente permitindo que os clubes possam enviar esta informação estará disponível em 1 º de março de 2013. Consequentemente, a documentação referente aos contratos informados podem ser apresentadas até 31 de março de 2013.

Pois é , não sabemos de quem partiu esta brilhante ideia de acabar com os investidores no futebol Argentino, mas com esta medida, estão atirando em seus próprios clubes que já não estão muto bem e agora com esta medida, deverão fechar a tampa dos caixões e seus clubes irão certamente a bancarrota, ou seja, a falência, se é que já não estão. É uma pena, estava na hora de todos na América do Sul se unirem, aparece isto.
Fonte: Rodrigo Ortega Sanchez, Advogado de Estudio Beccar Varela, Buenos Aires rosanchez@ebv.com.ar Comentário: Roberto Queiroz. Tradução: Roberto Queiroz e Roberto Queiroz Junior. 

Argentina has published regulations designed to make professional football contracts more transparent, by outlawing third-party ownership and requiring clubs to conduct transfers through specially-established bank accounts, whereby the money will not be released until all information relating to that transfer has been recorded. Rodrigo ORTEGA SANCHEZ, an Attorney of Lawyer with Estudio Beccar Varela, explains the new regulations and how they apply to clubs based overseas.

In January, Argentina published new regulations that by requiring one club to own registration rights to a player, effectively outlawing third-party ownership. In a similar fashion to FIFA’s Transfer Matching System, the regulations require professional football clubs involved in selling and buying a player to enter detailed information into a central registry (see FIFA’s explanation of its system at 


However, in order to ensure that clubs comply, the system requires them to open special bank accounts into which money relating to player transfers will be paid. If the information doesn’t match, the transfer will not be approved and the money relating to the transfer will be witheld.

The Federal Administration of Public Revenue (AFIP) issued General Resolution N° 3432/2013 (GR 3432), which was published in the Official Gazette on 4 January 2013. The AFIP aims to make Argentinean football operations more transparent. By means of GR 3432, The AFIP established: 

·         A withholding regime regarding income tax on professional soccer player transfers and/or assignment of their economic rights; 
·         A registry of professional soccer investors; and 
·         A register of professional soccer player agents/representatives.    
·         The withholding regime created by GR 3432 applies to the income obtained by natural persons, undivided estates and Argentinean residents other than sports institutions (including out-of-contract professional football players), from:
·         Transfer operations and/or total or partial, final or temporary, assignment of economic rights of professional football players that  are part of teams that belong to the first and second division of the Argentine League and that participate in tournaments organized by the Argentina Football Association (AFA); and 
·         Negotiation of economic and federative rights performed on behalf of professional football players of teams that belong to the first and second division of the Argentine League that remain out-of-contract.

For tax purposes, GR 3432 states that football players’ economic and federative rights must belong exclusively to one sports club. The economic and federative rights of football players that are out-of-contract will remain temporarily owned by the last sports entity which owned those rights.
Thus, it should be noted that football players´ federative – or ‘ownership’ - rights belong exclusively to one club. Only the AFA´s affiliated clubs are authorized to register football players in official competitions. Therefore, when a club enrolls a particular player in its team, that club holds the player’s federative rights. 
Perhaps obviously, federative rights have economic content, which under the language of the rules are known as ‘economic rights arising from federative rights’ (Economic Rights). In simpler terms, this means the profit that the club will obtain in the event of transferring a particular player to another club.
Although the economic and federative rights to an out-of-contract player remain temporarily owned by the last sports entity that owned them, they will not be able to capitalize on that temporary ownership under the terms of the rules, which state that if a player is out-of-contract, the federative rights won’t exist if another club wishes to purchase that player. For instance, the economic rights raised from the temporary or permanent transfer of a player won’t exist either. 
Moreover, GR 3432 states that the payments raised from professional football player transfers and/or assignment of their economic rights must be carried out through the clubs, who will act as withholding agents. After the withholding is practiced, the clubs must buy out any remaining federative or economic interest in the player – i.e they must pay the corresponding amounts to the natural persons, undivided estates and individuals other than sports institutions that have investments related to the economic rights of the football player who was subject of the transfer.
Likewise, all transactions must be performed through the banking system, via special bank accounts that each club must have. The information regime which clubs must use to record the professional football players that are part of the team at the end of each semester is maintained by the GR 3432, however a register for agents/representatives and for investors or soccer businessmen has been added.
In order to determine the amount to withhold, the withholding agent has to apply the following tax rates upon 90% of the total amount of the transaction:
·    Seventeen and a half percent (17.5%): applied to payments from sports entities to investors incorporated on the ‘Register of professional football player related investors’, i.e. companies or individuals that have held investments related to economic rights of the player that is the subject of the transaction. 
·       Thirty Five per cent (35%): applied to payments to investors that were not incorporated on the ‘Register of professional football player related investors’, or that having been incorporated, has not reported investments regarding the economic rights of the player that is the subject of the transaction.

By means of the GR 3432, the ‘Register of professional football player related investors’ and the ‘Registry of professional football player agents’ were created. The following individuals must register themselves in the ‘Register of professional football player related investors’: 
·        Natural people, undivided estates and Argentinean residents, other than sports institutions, that have investments related to the economic rights of professional football players that are part of teams that belong to the first and second division of the tournaments organized by the AFA, as well as investments in football players that are hired by foreign clubs or that are out-of-contract; 
·         Out-of-contract players that hold their own their economic rights.

Regarding this matter, it is important to point out that the resolution only applies to professional players, ignoring the investments that natural people, undivided estates and other Argentinean residents hold in relation to amateurs or players that participate in tournaments from the third division (Primera “B” Metropolitana) and the amateur leagues. It is important to take this into consideration, due to the fact that nowadays investments regarding amateur football are constantly increasing, as professional clubs are keen to sign players at a younger age.
Moreover, all Argentinean residents that perform management activities regarding the following individuals must register in the ‘Registry of professional football player agents’: 
·         Professional football players that participate in the First and Second Division tournaments organized by the AFA; 
·         Football players that are hired by foreign clubs; and/or 
·         Players that are out-of-contract.

The GR 3432 does not specify if it is aimed at applying to agents licensed by FIFA or to any person who performs activities related to a football player’s representation. In my opinion, only agents with a FIFA license could be a part of this Registry. This should be reflected in the regulation because, as is common knowledge, licensed agents only carry out 30% of international transfers of football players see 
However, it may be that the regulation has taken into consideration FIFA’s plan to require clubs to record any party acting in an international player transfer, and will therefore require any person involved in the transfer to be part of the Registry.
By means of this Registry, the player agents must report all the information regarding their clients, as well as provide all the documentation that supports said representation. Therefore, AFIP will have a dynamic database containing details on ‘managed’ players, the dates and amounts of their corresponding contracts.
Moreover, the GR 3432 presumes – with fiscal purposes - a referential value of the remuneration obtained by agents. For instance, it is presumed that their remuneration cannot be less than the 10% of the profit obtained from the value of the transfer and of what they receive from the clubs (income, bonuses, etc.).
Regarding the ‘Registry of professional football player agents’, it is important to remark that the Registry goes against the requirements established by the Football Agents Statute, due to the fact that it doesn’t require the agents to obtain a license from the AFA and that the Statute doesn’t allow ‘dual representation’ – i.e. it only allows the agents to charge their fee for one concept and not for both, as it is mentioned in the Resolution (players transferring price, and what they obtain from the clubs).

Within this scope, agents cannot hold their client’s economic rights, as provided by Article 29 of FIFA’s Players Agents Regulations available at 
At present, the regulation forces the clubs to inform the AFIP (through AFA) about who are the agents who managers the players of their team and by means of the new resolution, the information submitted by the agents is added. In case the agent doesn’t submit the information to AFIP, AFIP could cancel his tax ID number or apply other penalties.
Finally, I would like to remark that the GR3432 came into force on 4 January 2013. The obligation to record the data requested for the ‘Register of professional football player related investors’ and the ‘Registry of professional football player agents’ - regarding the investments and representation regarding contracts already in force by the time the resolution was published in the Official Gazette - can be fulfilled up to 28 February 2013. 
As regards the supporting documentation, that should be submitted in terms of both registers. The GR 3432 provides that the corresponding AFIP website allowing the clubs to record this information will be available on 1 March 2013. Consequently, the documentation regarding the informed contracts can be submitted up to 31 March 2013.

Well, we do not know who started this brilliant idea to end investors in Argentine football, but with this measure, are shooting their own clubs that are no longer weren't good and now with this measure, should close the lid of the coffin and their clubs will surely go to bankruptcy, or at bankruptcy, if they are not already. It's a shame, it was time for everyone in South America come together, it appears.
Rodrigo Ortega Sanchez, Abogado
Estudio Beccar Varela, Buenos Aires
rosanchez@ebv.com.ar 
Translation: Roberto Queiroz and Roberto Queiroz Junior.Comment: Roberto Queiroz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário