Páginas

15 de outubro de 2013

Paris Saint-Germain recebe apoio do governo de Paris para reformar estádio

O Paris Saint-Germain (PSG) recebeu um incentivo em seus planos de reforma do seu estádio do Prefeito de Paris, Bertrand Delanoe, que aprovou o aumento de capacidade do Parc de Princes para receber a UEFA Euro de 2016.
O jornal Le Parisien relatou que Delanoe escreveu ao Presidente do PSG Nasser Al Khelaifi dando seu apoio ao projeto de expansão do estádio de propriedade municipal. Delanoe deve deixar o cargo após as eleições para Prefeito, em março, e, enquanto o jornal afirma que sua aprovação não precisa, necessariamente, ser seguida pelo seu sucessor, acrescentou, também, que os planos de expansão dão mostras de uma ‘linha em comum’ entre o clube e a cidade.
Em abril, o Paris Saint-Germain revelou os planos de remodelação de 75 milhões de euros no Parc des Princes, com previsão de início para o final da temporada passada, e com os dirigentes do clube mantendo a meta de aumentar o capacidade, eventualmente, para 60 mil lugares. O PSG lutou por muito tempo para garantir que a sua casa coincidisse com seus planos ambiciosos depois de ter se tornado propriedade da Qatar Sports Investmentes (QSI). Uma grande reforma, a construção de um novo estádio no mesmo terreno e a mudança para uma casa totalmente nova foram opções discutidas. No entanto, a reforma inicial foca na em questões mais estéticas e tem uma data de conclusão prevista para temporada 20-15/16 – à frente da Euro 2016 na França.
O PSG está focado em expandir a capacidade atual do Parc des Princes, mas encara desafios consideráveis em função de sua localização. O maior anel viário de Paris, o Peripherique, passa por baixo do estádio, que também está cercado por residências. “Queremos encontrar soluções que nos permitam passar de 45 mil para 60 mil lugares.” afirmou o Diretor do PSG Jean-ClaudeBlanc.
Vejam que isto acontece na Europa também, um prefeito usando o dinheiro público para ajudar na construção de um estádio ou na sua recuperação ou até mesmo em seu aumento de capacidade e renovação. Este administrador sabe do que o futebol é capaz e acredita que isto ajudará sua cidade a trazer mais visitantes e esta na mídia mundial.
O que para alguns é apenas frescura ou uma maneira de desviar recursos, para outros é negócio, eu concordo com ele, aliás, estive em Manchester, UK alguns meses atrás, e pude comprovar o que é um clube de sucesso para uma cidade que passa a respirar e viver com e no futebol e o prefeito usa o esporte mais popular do mundo e a instituição para trazer visitantes e aumentar suas fontes de renda, nada mais, justo e correto.
Infelizmente aqui no Brasil, temos raríssimos exemplos disto, de visão, e empreendedorismo, por parte dos administradores públicos, e quando partem para fazer isto, é apenas para levar vantagem pessoal, é uma pena. 

Fonte: Soccerex. Comentário: Roberto Queiroz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário